Depoimentos – Relatos de Interação

Temos histórias que nos deixam felizes pelos resultados que são possíveis de se alcançar. Mais do que isso, temos na Oncosinos a construção de realidades que revelam situações e formas de tratar que transformam a vida de pessoas – e é isso que vamos mostrar para vocês em “DEPOIMENTOS”.

DEPOIMENTO DE SIMONE GRAEFF – ASSISTENTE ADMINISTRATIVA DA ONCOSINOS

“Trabalho na Oncosinos há 15 anos e posso dizer com muita tranquilidade que fazer parte da Equipe Oncosinos é muito bom.

Compreendo a responsabilidade de estar na “entrada da Clínica”, por ser onde as pessoas terão “uma primeira impressão”. Tenho muito prazer em atender bem com um sorriso no rosto e com muito carinho a todos que chegam.

Temos uma regra simples e uma convicção de que:
– TODOS MERECEM O MELHOR TRATAMENTO! Em todos os sentidos, desde a chegada até a saída de cada um.  Aqui, sabemos e prezamos exatamente isso. Cada um de nós é uma parte importante no processo do melhor atendimento.”

Estela, 46 anos - Paciente

“DESDE O PRIMEIRO MOMENTO, A PALAVRA QUE DEFINE O ATENDIMENTO NA ONCOSINOS É ENCANTAMENTO”.

A GENTE ESTÁ VIVENDO UM MOMENTO DIFÍCIL, EM UMA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS MUITO FRAGILIZADOS. E CHEGAR LÁ E SER TÃO BEM RECEBIDA, JÁ DIMINUI A DOR.  É UM ALENTO!! É UMA COISA INCRÍVEL!!

Estou encantada. Vou confiante fazer o meu tratamento.
Me sinto muito bem-cuidada, muito olhada.
Sinto que a minha Oncologista faz um diagnóstico muito atento para encontrar a melhor solução para o meu caso. Me sinto muito segura!

Na Oncosinos, cada paciente é tratado de forma única; eles tratam cada um individualmente. Em um pouco mais de um mês, já tenho um novo grupo de amigos, de pessoas tão queridas. Eu nunca tinha sido atendida em nenhum lugar com tanta atenção para a minha pessoa.

A ONCOSINOS FAZ O PESADO SE TORNAR LEVE.

No momento em que entro na clínica me sinto como se o mundo e o tempo tivessem parado por eles para me atender.
Claro que eu jamais escolheria ter a doença, mas, ao mesmo tempo, penso que estou conseguindo passar da melhor maneira, tendo profissionais tão queridos ao meu lado.
E o cartão com os contatos para atendimento 24 horas é um diferencial que nos traz muita tranquilidade e segurança.”

Esta é uma história real de uma de nossas pacientes. Nome e imagem preservados.

Uma História real escrita pela sua autora

“Minha mastologista indicou a Dra. Daniela Lessa para o meu tratamento de câncer.
A Dra. Daniela Lessa passa confiança e transparência quanto ao tratamento.
No momento que conheci a clínica, tive a certeza de que estava no lugar certo para realizar meu tratamento com efetividade e afetividade.
Acolhimento é a palavra que define a forma de trabalho desta equipe sensacional. Todos os profissionais da clínica foram e são excelentes no atendimento comigo.
Durante todo o tempo que estive em um tratamento bem difícil, em nenhum momento me senti desamparada dentro ou fora da clínica, pois existe o acompanhamento pós-quimioterapia. Uma coisa importante é que caso a gente necessite de algo fora do horário do consultório, a gente sempre tem o contato para emergências.
O pessoal da Oncosinos é 100% excelência, porque fazem tudo com amor!”
Elisana

O texto acima é, na íntegra, de uma paciente. Ela nos sugeriu publicar em seu nome e documentou sua autorização.
Temos respeito, orgulho e carinho por isso!

DEPOIMENTO DE DR. MICHEL PINHEIRO DOS SANTOS – PHD PELA UFRGS, FARMACÊUTICO DA ONCOSINOS

 “Trabalhar na Oncosinos é um grande prazer! 

A equipe de profissionais é fantástica. O ambiente é planejado para proporcionar toda a qualidade ao tratamento. É muito gratificante conviver com pessoas tão especiais e ter o reconhecimento de pacientes e familiares pelo nosso trabalho. Não é à toa que faço parte deste time há mais de 15 anos!”

Michel Pinheiro dos Santos – PHD pela UFRGS, Farmacêutico da Oncosinos

DEPOIMENTO DE DRA. JULIANA LOPES PEIXOTO – MÉDICA ONCOLOGISTA DA ONCOSINOS

“É uma honra e uma alegria trabalhar com uma equipe de profissionais sensíveis, dedicados, competentes e empenhados em oferecer o melhor tratamento para nossos pacientes. O amor com que realizamos nosso trabalho e a excelência nos serviços prestados estão presentes em todos os momentos.”

Dra. Juliana Lopes Peixoto – Médica Oncologista Clínica

DEPOIMENTO DE PROFESSORA - Novo hamburgo

 Tratamento – Como escolher quem vai nos tratar? A gente sempre fala com as outras pessoas que tiveram câncer e busca saber como foi. O primeiro contato com o médico, quando tu tens um problema e como ele te trata é o que vai fazer toda a diferença.

Na Oncosinos foi assim, eu sabia que tinham tratado pessoas conhecidas e ao sentar com os doutores – vi que ali eu seria atendida em tudo o que fosse melhor para mim!

QUANDO TU TE VÊS DOENTE – É UM CÂNCER E DISSO TU NÃO PODE ESCAPAR!

Eu não penso na cura, porque são células e elas mudam. Então, a partir do momento que tu tens isso, sempre vai precisar ser acompanhada: o resto de tua vida tu tem que te olhar, prestar atenção em ti e no que teu médico te fala e te ajuda. Quanto mais exames teu médico pedir e tu fizeres, saberás que melhor vai ser cuidada.  Sou fã incondicional da Oncosinos, porque me sinto bem e sei que tenho a atenção deles.

Este é um depoimento real de paciente. Nome e imagem preservados.

DEPOIMENTO DE CARINA - NOVO HAMBURGO

Está é a minha bela história com vocês da Oncosinos.
Quando descobri o meu Câncer fui indicada para ir na Oncosinos.
Entrei um pouco “curiosa” e pensei “ESTOU TENDO UMA NOVA OPORTUNIDADE DE VIDA” e como estou aqui é aqui que vou ter essa oportunidade. Confiei, confio e desejo que se alguém tiver essa dúvida, vá até lá, acredite em você e acredite nos médicos que estão lá trabalhando por nós. Quando tu recebes essa dedicação, esse amor a tua força se torna mais forte ainda e, com isso, é bem mais tranquilo de aprender que estamos recebendo essa nova oportunidade de vida e dar mais atenção a ela. Não tenho palavras para agradecer a força dessas pessoas maravilhosas que nos tratam muito bem. Dra. Daniela e Dr. Fabiano é muito difícil agradecer! Vocês são especiais para mim. As enfermeiras, os da administração, do cafezinho sempre foram especiais também.

AMO VOCÊS MUITO.
Muito, mas muito mesmo. Obrigada. (Vocês são nota 1000)

Este é um depoimento real de paciente. Nome e imagem preservados.

P.S. Para nossa equipe de comunicação: “Quero dizer para vocês que me pediram esse texto que é muito difícil de agradecer, eles são especiais. E eu tenho uma força enorme de viver que aprendi com eles. Desculpe se não ficou bom. 🙏🙏🙏 se quiserem usar a minha foto usem. Obrigada”

DEPOIMENTO DE SERENA - SAPIRANGA

Cheguei na Oncosinos através da minha irmã, que já havia feito um tratamento lá e havia sido muito bem atendida.

Então, quando descobri meu câncer não pensei duas vezes: fui procurar o Dr. Fabiano também.
Minha irmã estava com câncer no pâncreas. Estava muito feia a situação dela. Eu, na verdade, tinha perdido as esperanças que ela ficaria boa. Ela estava inchando bastante. Eu estava com medo que ela ia deixar o filho dela… Estava muito feio, tudo “escuro demais”.
Foi a primeira da família que eu vi com câncer, e, daí de repente, ela estava já tão bem: a pele dela tinha voltado, tudo estava tão bem que eu achei que não dava para acreditar que ela estava boa… Então, pensei que foi uma coisa de Deus.
Eu fiquei muito feliz!
QUANDO EU PERCEBI MINHA PRIMEIRA BOLINHA, EU JÁ FUI DIRETO PEDIR AJUDA!
Então, perguntei a minha irmã o que fazer e ela me disse: Dr. Fabiano! Então, disse: vou lá também se ela ficou boa daquela situação que ela estava! Então, eu fui bem tranquila lá fazer o primeiro tratamento. Eu sabia que não estava na situação tão grave quanto a da minha irmã e a confiança foi certeira. Não adiantava me dizerem para procurar outra pessoa porque eu não iria.
Vendo a situação da minha irmã, morrendo, não tinha como pensar em outra pessoa. Então, eu fui e fiquei boa.
Depois, mais tarde, quando descobri a metástase, para mim foi bem difícil aceitar. Foi um choque bem grande.
Eu tinha ligado dizendo que minha perna tinha adormecido, já tinha ido no “traumato”, e a perna não estava legal, mas eu achei que era efeito só da “químio”. Mas quando eu descobri que era metástase que não tinha muita opção que íamos fazer outras tentativas eu confesso que eu me desesperei. Mas, novamente o Dr. Fabiano veio, trouxe um “neuro” junto e disse:
– Vamos fazer uns testes e vai dar tudo certo!
Ele sempre foi bem positivo e assim tudo melhorou mesmo. Fui curada milagrosamente, também numa situação que não tinha muito o que fazer. Ele só ia testar algumas coisas.
Então, fiquei muito feliz. Nem precisei fazer cirurgia da cabeça. Tinha sangramento, inchaço e mesmo assim não precisei fazer. O tratamento foi pensado para mim e com um cuidado extremo e excelente… Eu sempre sei que se eu precisar de algo, mesmo se for uma “bobagem” eu posso ligar para o doutor que ele vai atender e me ajudar; que ele vai buscar solução. Ele não deixa a gente nunca na mão.
Para mim, podem falar de qualquer outro doutor, menos dele. Ele é único: cuida de todos nós da família.
Depois minha outra irmã também teve câncer.
Ela não conseguiu se tratar com a Oncosinos, por questão de plano de saúde, mas ele fez questão de indicar uma ótima oncologista. Conversou com a médica antes mesmo da minha irmã ir lá e conversou com minha irmã também fazendo um acompanhamento da transferência para outro lugar. Até isso ele fez e nem precisava ter se preocupado, mas teve esse cuidado especial com a gente.
Sobre a Oncosinos em si, vou te dizer que os funcionários são maravilhosos. Todos eles, desde a querida do café, a moça que atende na frente: todos eles um carinho só, um cuidado. A gente é muito, muito bem acolhida ali. Todos se preocupam com a gente. Esse é o meu sentimento quando vou para lá. Esse acolhimento de todos é maravilhoso.
Se tiver alguma coisa que eu possa fazer pela Oncosinos, com certeza, sempre farei.
É legal poder falar deles. Acho que todo serviço tem que ter uma avaliação. Então, digamos que esse é o meu trabalho de agora.

Este é um depoimento real de uma paciente. Nome e imagem preservados.

Depoimento de Amauri Friedrich – Coordenador Administrativo da Oncosinos desde 2005.

EU PRECISO DIZER QUE SER PARTE DA ONCOSINOS É EXTREMAMENTE GRATIFICANTE. SÃO QUASE 16 ANOS COORDENANDO ESTA EQUIPE INCRÍVEL, COM UMA FILOSOFIA DE TRABALHO FOCADA NO MELHOR PARA NOSSOS PACIENTES.

A Oncosinos é um Centro de Tratamento do Câncer que agrega, além de inovação e tecnologia, uma alta capacidade de acolhimento aos pacientes e familiares. Aqui, ciência e empatia caminham juntos para proporcionar um atendimento realmente humanizado e de qualidade.

Depoimento de Celina - Novo Hamburgo

Em 1997 recebi o diagnóstico de câncer de mama, essa notícia caiu em minha vida como uma bomba. O tratamento inicial, envolveu a cirurgia e posteriormente radioterapia. Em 2000 conheci a Dra. Daniela da Oncosinos, uma profissional dedicada e muito humana. Um ser humano incrível, a quem sou muito grata por toda ajuda e força.

Eu venci o câncer!

Este é um depoimento real de paciente. Nome e imagem preservados.

Depoimento de Ana Maria - São Leopoldo

“Eu conheci a Oncosinos através da indicação de meu médico, pois moro em outra cidade próxima.

Estive a primeira vez na Oncosinos há 8 anos e fui muito bem acolhida. O Dr. Fabiano é um médico muito atencioso, uma excelente pessoa, um profissional que até hoje foi o melhor que conheci. Na verdade, sempre fui muito bem recebida e atendida por todos, desde a recepcionista até a Catarina, que é a pessoa que faz a limpeza: uma querida.

Se eu disser que tenho alguma coisa para sugerir de melhora, não tenho ideia do que poderia ser. Para mim, desde o início, tive toda a atenção de todos, tanto nos tratamentos quanto nas respostas… eles me auxiliaram em tudo.

Eu cheguei ali num estágio… Claro que, quando recebes um diagnóstico de câncer tu ficas bastante chateada e eu estava assim, por saber estar em um estágio bem avançado, pior ainda.

Eu já estava vindo de outros médicos, que não sabiam o que me dizer e nem o que fazer: aí eu encontrei no Dr. Fabiano a pessoa que salvou minha vida. Eles são pessoas maravilhosas, a Tati… todo o grupo. Não existe um menos ou um mais. Para mim são todas pessoas excelentes.

E eu já conheço bem a casa… por que nesses 8 anos eu frequento mensalmente. Como meu câncer estava muito avançado, criaram para mim um processo de tratamento, onde eu pudesse ter qualidade de vida e tem sido assim. Estou bem agora, mas sigo fazendo o tratamento, mas bem tranquilo, fiz até uma consulta esses dias e o Dr. Fabiano sempre procura tranquilizar a gente, ele sempre tem uma cartinha na manga para algum problema novo.

Se quiserem saber mais, podem me procurar quando quiserem sem problemas!

Eu vim através do Dr. Júlio. Estava em uma sequência de médicos desde o hospital XXX de Porto Alegre, que foi o primeiro lugar que eu tentei para saber o que eu tinha. Por que, até então, eu não sabia.

O diagnóstico veio de um médico cirurgião do sistema gástrico. Então ele me disse que não poderia fazer nada e não sabia nem quem me indicar. Então eu vim vindo. Tentei em três outros grandes hospitais… até chegar aqui e conversar com este cirurgião, o Dr. Júlio Barra que me indicou a Oncosinos.

Nos outros lugares eles não me davam nenhuma “luz no fim do túnel” ou diziam que em torno de um mês, ou quinze a 20 dias teriam algum retorno para mim.

Na Oncosinos, o dia que cheguei o Dr. Fabiano disse: “- vou refletir e identificar o melhor para você, amanhã você volta aqui que terei uma resposta para decidirmos o que fazer”. E assim aconteceu! Ele é uma pessoa excelente! É uma das pessoas mais educadas que eu conheci na vida. Ele é maravilhoso.”

Este é um depoimento real de paciente. Nome e imagem preservados.

Depoimento de Dra. Daniela Lessa - médica oncologista da oncosinos

“Sobre a coragem: uma paciente me questionou se todos eram covardes como ela. Me surpreendi com sua autopercepção, pois ela revela uma coragem enorme, enfrentando todos os fatos e, embora com muito medo, acreditando no tratamento, não cegamente, mas conscientemente escolhendo a cada dia o melhor para ela: confiando, entregando, vivendo com toda a intensidade e podendo dividir suas reais angústias com seus entes mais próximos. Eu acho que ela é uma das pessoas mais corajosas que conheço, justamente pelo medo e ansiedade que carrega, mas escolhendo viver o dia a dia da vida como ela se apresenta e acreditando sempre. E sempre sou presenteada, nas consultas e dias de tratamento, com sua presença, com seu lindo look do dia, lágrimas que se convertem em amplos sorrisos e guloseimas que prepara para a equipe. Ela demostra amor e coragem sempre, e eu sou muito grata por ter-nos escolhido para tratá-la.

INCONTÁVEIS VEZES RECEBI FAMILIARES PREOCUPADOS QUE SEUS PAIS OU AVÓS, JAMAIS ACEITARIAM TRATAMENTOS, JAMAIS PODERIAM OUVIR A PALAVRA CÂNCER OU QUIMIOTERAPIA.

O que tenho a dizer às pessoas que apresentam este receio, que levem seus familiares ao oncologista. Não deixem que o medo ou os preconceitos eliminem as chances de um tratamento. O tratamento não depende somente de medicamentos. Ele começa na interação entre o médico e o paciente. A escolha do tratamento é secundária. Vai ser uma consequência dessa interação humana.”

Depoimento (exclusivo para uma paciente) da Dra. Daniela Lessa – Médica Oncologista Clínica – Doutora em Ciências Médicas e Diretora da Oncosinos 

Depoimento de Juliano - Filho de Paciente de Porto Alegre

“Conheço o Dr. Fabiano há muitos anos. Ele é marido de uma grande amiga minha e colega de trabalho, como cantora lírica.

Atualmente ele está tratando do meu pai que mora em Porto Alegre. Por isso, eu tenho tido contato frequente com ele, antes dele ter meu pai como paciente eu já tinha um contato bem pessoal com ele.

Meu pai vai agora a Novo Hamburgo na Oncosinos a cada 6 semanas, antes a cada 20 dias. Está em tratamento ainda. Já fez a oitava sessão de “quimio” e agora vai esperar para fazer os exames de imagens: eles chamam de “PET Scan” que vai “escanear” todo o corpo e ver como está a situação. Mas, ele está evoluindo bem, graças ao doutor!

Sobre o atendimento, o que posso te dizer simplificando é o seguinte: Se não fosse o Dr. Fabiano o meu pai teria “batido as botas”, por que ele estava se tratando com outro médico aqui em Porto Alegre e eles estavam muito receosos de começar a “quimio” necessária, pois meu pai estava com 10 ou 12kg a menos do que seria o ideal. E, estando ele muito fraco, achavam que pudesse ter alguma outra coisa também.

Então, queriam fazer mais um monte de exames até ele definhar bastante e aí começar a “quimio” ou não! Como é um tratamento pesado de quimioterapia e corticoides, mais um monte de medicações paralelas, não queriam começar antes de ter certeza do que ele tinha exatamente.

Conversando com o Dr. Fabiano sobre isso, ficou claro para mim de que eles queriam se cercar de todas as garantias, mas, enquanto isso e em minha opinião o paciente morre. Né?

Com isso, falei com meu pai que simplesmente dispensou o médico do Hospital XXX de Porto Alegre e foi para Novo Hamburgo, confiando na minha palavra e na do Dr. Fabiano.

Agora, o Dr. Fabiano com toda sua experiência dosou toda a medicação de forma que o pai aguentasse. Com o tempo foi aumentando a dosagem e já está na oitava sessão de “quimio” e, junto a isso, meu pai engordou 12kg. Ao contrário do processo normal de tratamento onde a pessoa emagrece muito e até definha.

Meu pai, a cada sessão de quimio, engordava 1 ou 2 kg, ele tem 85 anos e linfoma no baço.

A ONCOSINOS APESAR DE NÃO SER CENTRALIZADA EM PORTO ALEGRE, ESTÁ MUITO BEM INSTALADA EM NOVO HAMBURGO. AS INSTALAÇÕES SÃO MUITO BOAS, TUDO TOP DE LINHA, ATENDIMENTO DESTEMIDO E FANTÁSTICO.
NÃO TENHO NADA A RECLAMAR: AO CONTRÁRIO, AGRADEÇO MUITO!”


Este é um depoimento real do filho de um paciente. Nome e imagem preservados.

error: Conteúdo Protegido !!
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?