Os adultos com mais de 60 anos (Pacientes Seniores) são o segmento que apresenta o maior crescimento populacional em países em desenvolvimento como o Brasil e representam cerca de 70% de todos os novos diagnósticos de câncer. Na realidade, está em andamento uma enorme epidemia silenciosa de novos casos de câncer nessa população, fato esse que vai apenas se acentuar nos próximos 20 anos. Trata-se de um problema que diz respeito a todos nós como Sociedade!

No Brasil, a grande maioria dos pacientes oncológicos seniores nunca recebem nenhuma forma de avaliação que identifique a sua verdadeira idade fisiológica. Diversos fatores são responsáveis por isso, entre eles, a complexidade, os custos dos testes e, especialmente, o fato de que a oncologia voltada para pacientes seniores ser ainda uma especialidade nova.

A consequência é a possibilidade de riscos aumentados e benefício incerto para os pacientes oncológicos nos tratamentos com toxicidade excessiva. Neste sentido, pode diminuir as chances de cura e mesmo restringir a qualidade devida dessa população. Outro problema frequentemente encontrado por parte dos Pacientes Seniores é não receberem tratamentos com demonstrada capacidade de aumentar suas chances de cura e qualidade de vida simplesmente devido a suas idades cronológicas – medida em anos de vida. Isso é um erro, pois a idade cronológica frequentemente não é a mesma da idade fisiológica. Por exemplo, existem pacientes que na realidade são bem mais jovens que a sua idade cronológica, fato esse que acontece com bastante frequência.

Nesta direção, a Oncosinos é pioneira no Estado do Rio Grande do Sul na utilização de avaliações que melhor identificam a verdadeira reserva fisiológica dos Pacientes Seniores com diagnóstico de câncer, o que permite um planejamento mais individualizado e exclusivo do tratamento contra o câncer.  O processo de implementação ocorreu em nosso Serviço há 5 anos e culminou com o desenvolvimento da ferramenta PGE – Pragmatic Geriatric Evaluation, agraciada como um dos 4 trabalhos mais importantes do ano de 2020 no Congresso da Sociedade Internacional de Oncologia – SIOG.

A PGE tem como objetivo uma melhor individualização do tratamento oncológico, fornecendo assim maiores chances de cura e qualidade de vida com menos complicações advindas do tratamento oncológico. Essa ferramenta nos permite identificar fragilidades onde medidas habitualmente utilizadas são pouco sensíveis e insuficientes como a avaliação e o diagnóstico da reserva fisiológica dos pacientes.

Após a publicação de nossos resultados no Congresso da SIOG, nós da Oncosinos, tomamos a decisão de colocar nossa ferramenta disponível online para que o maior número de pacientes oncológicos da terceira idade em todo o mundo possa se beneficiar dessa abordagem que desenvolvemos. A ferramenta já se encontra disponível na internet em português, inglês e francês – ONCOSENIOR.COM – Todos os pacientes Seniores merecem as melhores chances para superar o câncer.
Não podemos fugir desse desafio!

Dr. Fabiano Ferreira | Médico oncologista | Diretor da Oncosinos