Em matéria publicada hoje no caderno BOM EXEMPLO do jornal NH Dr. Fabiano Ferreira entra como DESTAQUE EM SAÚDE, escolhido por voto popular. Descrevemos abaixo na íntegra.

“Apaixonado pela medicina, Antônio Fabiano Ferreira não encontrou nos livros acadêmicos a resposta para uma das perguntas mais importantes que a profissão lhe faz. Oncologista, está frequentemente diante de um momento muito delicado para uma pessoa: o do diagnóstico de um câncer. Foi com a reflexão do jogar xadrez que ele encontrou a tranquilidade e a capacidade de planejamento que a profissão lhe pediu.

Contudo, sua obsessão em proporcionar os melhores resultados possíveis para os pacientes é o que lhe move e faz buscar sempre mais. Desde o primeiro encontro com o paciente e sua família, busca transmitir uma sensação de acolhimento de forma que tudo fique bem. “Eu diria que é o momento mais importante, porque a forma como o médico vai passar esse diagnóstico tem que levar em conta a fragilidade que o paciente se encontra. É importante dar um suporte, um apoio emocional”, conta.

Professor da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da Feevale, o médico busca na ciência novas abordagens. Com seu método de avaliação de pacientes oncológicos com mais de 60 anos de idade, possibilitou tratamentos mais modernos e eficazes de acordo com cada caso. A iniciativa lhe rendeu reconhecimento internacional, como um dos quatro trabalhos científicos da área mais importantes de 2020, no Congresso da Sociedade Internacional de Oncologia Geriátrica, na Suíça. “Esse reconhecimento por parte da sociedade, para mim – eu vou contar um segredo para você –, é mais importante do que a Suíça”, revelou.”