Câncer ou neoplasia é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. A ciência médica que estuda o câncer é a Oncologia e o oncologista é o profissional que trata a doença.

Quase todos os tipos de câncer começam com o crescimento e a multiplicação anormal e descontrolada de células de algum órgão ou tecido do corpo. Essas células continuam crescendo e formando novas células anômalas, que podem invadir outros tecidos, diferente das normais e então formar tumores.

Cerca de um terço de homens e das mulheres irão desenvolver um tipo de câncer em algum momento de suas vidas. Atualmente, milhões de pessoas estão vivendo com câncer ou já tiveram e trataram uma espécie de neoplasia.

Importante sempre é ter um diagnóstico precoce quando as chances de cura são melhores e maiores do que quando é diagnosticada em estágios mais avançados. Fazer exames de rastreamento permite tratar a doença com muito mais chances de cura. Além disso, o risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com um estilo de vida saudável, por exemplo: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo, manter uma alimentação saudável, entre outros bons hábitos para a saúde.

Fique atento e sempre que tiver alguma dúvida, consulte um Oncologista Clínico.

#Câncer #Saúde