O que é a radioterapia?
A radioterapia consiste na utilização de radiações para destruir as células cancerosas. Age no DNA da célula, causando danos que podem levar à morte das células tumorais.

Faz parte do tratamento de diferentes tipos de câncer. Pode ser realizada isoladamente, combinada à quimioterapia ou complementar à cirurgia, dependendo do tipo de tumor, seu estágio clínico e condições específicas de saúde do paciente.

O tratamento radioterápico age a nível local, tendo poucos efeitos no resto do organismo. Costuma afetar diretamente a região irradiada: assim sendo, seus efeitos colaterais dependem da área delimitada no tratamento.

Para proteger as células normais, os médicos radioterapeutas limitam de forma cuidadosa as doses de radiação nos tecidos sadios e distribuem o tratamento em períodos longos de tempo.

Fatos sobre a radioterapia
O radioterapeuta é um médico especialista nesta área do tratamento do câncer, com pós-graduação (residência médica) em Radioterapia.

A radioterapia é realizada em alguns centros de tratamento do câncer, e requer aparelhos específicos.

O tratamento com radioterapia não torna os pacientes emissores de radiação (radioativos)

Os tratamentos são realizados normalmente todos os dias, com exceção de sábados e domingos.

É importante que você descanse e tenha uma dieta balanceada durante seu tratamento.

A pele sobre a área tratada costuma se tornar mais sensível e se irritar facilmente.

Os efeitos colaterais do tratamento com radioterapia variam de acordo com a dose e a área do corpo que está sendo tratada.

Orientações práticas durante o tratamento de radioterapia
Uma boa alimentação melhora as condições do paciente para reagir positivamente aos efeitos colaterais, bem como protege o organismo contra o aparecimento de infecções.

Procure orientação com o radioterapeuta responsável sobre o eventual uso de hidrantes e protetores solares nas áreas tratadas.

Utilize sabonetes neutros para a higiene do corpo. Ao utilizar a toalha, procure não esfregar a pele no local do tratamento, seque apenas utilizando pressão leve.

Evite o uso de roupas muito justas, de lã ou tecidos sintéticos diretamente na área do corpo que está recebendo o tratamento de radioterapia.

Evite a exposição ao sol sobre o local irradiado.

Se houver aumento de temperatura > 37.8 o C (febre), o seu médico deve ser avisado imediatamente, pois este pode ser um sinal de infecção.

Bookmark and Share


Novo Hamburgo: Av. Mauricio Cardoso, 833 - Centro Clínico Regina - Tel: (51) 3525.0197
Porto Alegre: Rua Mostardeiro, 291 / Conjunto 408 - Tel: (51) 3346.4102



O conteúdo deste site não tem como finalidade ser utilizado para o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento de indivíduos, nem como um substituto à consulta médica formal com profissional habilitado. Se você tiver algum questionamento sobre tópicos relacionados, você deve consultar o seu médico. Você não deve desconsiderar as indicações do seu médico, ou retardar a busca para atendimento médico no caso de algum problema de saúde, em decorrência de algo que você possa ter lido neste site.

Todos os direitos reservados. 2011 © Oncosinos