O que é a quimioterapia?
A quimioterapia é um dos tratamentos mais usados para combater o câncer, sendo composta por medicações. Ou seja, existem dezenas de diferentes medicações que agem na destruição de células tumorais, que de uma maneira geral recebem o nome de quimioterapia.

A escolha da quimioterapia depende do tipo de tumor, da sua localização, do estágio da doença e das características particulares do estado de saúde do paciente a ser tratado. Pode ser usada uma única medicação quimoterápica ou combinações destes agentes, dependendo de cada caso. A maioria dos quimioterápicos são administrados na veia (endovenosos) ou através de comprimidos (orais).

O medicamento quimioterápico ou anti-neoplásico, como é chamado, deve ser preparado em um ambiente especial, chamado de “capela de fluxo laminar”. Deve ser preparado exclusivamente por um profissional farmacêutico especializado. Esta é uma determinação legal no Brasil, visando garantir a segurança na realização do tratamento. A Oncosinos respeita esta determinação e investe na especialização e atualização da equipe para garantir o melhor tratamento ao nosso paciente. Além da preparação da medicação, o profissional farmacêutico garante que a mesma esteja dentro das normas nacionais e internacionais de qualidade e o melhor meio de acondicionamento do quimioterápico, o que é parte fundamental para o sucesso do tratamento.

Como age a quimioterapia?
A quimioterapia age interferindo no funcionamento das células tumorais, causando sua destruição ou danificando funções importantes para sua perpetuação e multiplicação.

Orientações práticas durante a aplicação da quimioterapia
No dia de tratamento não deve ser feito jejum ou qualquer tipo de restrição alimentar. O paciente deve fazer sua refeição do modo habitual.

Não deixe de tomar as medicações indicadas pelo oncologista para antes ou depois da quimioterapia. Existem medicações importantes para evitar efeitos adversos relacionados ao tratamento. Elas variam de acordo com o tipo de quimioterapia realizada, e qualquer dúvida deve ser tirada com o próprio médico.

Caso sinta algum desconforto durante a aplicação da quimioterapia, informe à enfermeira imediatamente.

A administração da quimioterapia pode ter duração de alguns minutos a horas. Durante este período, você pode escolher alguma atividade para lhe distrair, como ler, ouvir música, conversar. Qualquer dificuldade, chame a enfermeira ou o médico. Na OncosinoS eles estarão sempre perto de você.

A equipe da OncosinoS está preparada para tirar todas as suas dúvidas com relação ao tratamento e à doença. Evite seguir conselhos de outras pessoas, inclusive de outros pacientes, familiares ou amigos, pois, mesmo com a melhor das intenções, a experiência destas pessoas pode não representar o melhor para a sua situação específica.

Bookmark and Share

 


Novo Hamburgo: Av. Mauricio Cardoso, 833 - Centro Clínico Regina - Tel: (51) 3525.0197
Porto Alegre: Rua Mostardeiro, 291 / Conjunto 408 - Tel: (51) 3346.4102



O conteúdo deste site não tem como finalidade ser utilizado para o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento de indivíduos, nem como um substituto à consulta médica formal com profissional habilitado. Se você tiver algum questionamento sobre tópicos relacionados, você deve consultar o seu médico. Você não deve desconsiderar as indicações do seu médico, ou retardar a busca para atendimento médico no caso de algum problema de saúde, em decorrência de algo que você possa ter lido neste site.

Todos os direitos reservados. 2011 © Oncosinos