Felizmente é cada vez maior o número de pessoas que estão sobrevivendo após o diagnóstico de câncer. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número é de 10 milhões de pessoas e se espera um crescimento ainda maior com os progressos científicos que ocorrem de maneira cada vez mais rápida.

Diversas Atitudes Saudáveis e que estão associadas a uma melhor qualidade e maior expectativa de vida estão ao alcance da população em geral e dos pacientes com diagnóstico de câncer. É importante enfatizar que cada ser humano é único e é fundamental que o paciente consulte o seu médico e sua equipe de saúde para desenvolverem conjuntamente um planejamento dessas Atitudes Saudáveis.

A primeira Atitude Saudável se relaciona à realização de atividade física regular. Mesmo no caso de dificuldades e limitações de ordem físicas, ainda existem maneiras de melhorar a sua saúde. Isso pode significar aprender novas maneiras de fazer coisas que lhe dão prazer. Nestes casos é importante conversar com o seu médico para que ele possa lhe ajudar a incorporar essas mudanças positivas para a sua saúde. Exemplos seriam: exercícios respiratórios, caminhadas, natação, aulas de dança e jardinagem (trabalhar com a terra!) e realizar esportes que são agradáveis para você.

A segunda Atitude Saudável tem a ver com a alimentação e como mantemos o nosso peso: Servir-se de 5 a 7 porções de verdura e frutas por dia, ingerir pelo menos 20 gramas de fibras diariamente, diminuir a ingestão de gordura saturada na dieta, evitar a ingesta excessiva de carnes vermelhas, limitar o consumo de álcool e evitar grandes oscilações de peso e a obesidade.

A terceira atitude é uma das mais importantes: evite o tabagismo. Caso você seja fumante e queira abandonar este hábito, procure ajuda profissional para lhe assessorar nesta tarefa. E não desista caso não tenha sucesso na primeira tentativa!

A quarta Atitude Saudável se relaciona com a adoção de medidas anti-estresse. Procure, ativamente, o contato com pessoas amigas e atividades que lhe façam relaxar e rir, não perca o contato com seus verdadeiros amigos, invista nos seus hobbies (pintura, jardinagem, jogo de cartas, tricô,e etc), experimente utilizar técnicas de meditação.

A quinta Atitude Saudável se relaciona com o seguimento dos cuidados médicos. Conhecimento é poder! Procure construir junto com o seu médico uma excelente parceria onde as suas dúvidas e preocupações sejam esclarecidas.

Atitudes Saudáveis farão com que você tenha a certeza de que está fazendo a cada dia o máximo para melhorar cada vez mais o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Fonte: Dr. Antonio Fabiano Ferreira – Oncologista da Oncosinos