A alimentação saudável pode ajudar a prevenir várias doenças crônico-degenerativas, como o Câncer, Diabetes e Doenças Cardiovasculares.
Por outro lado, uma alimentação não balanceada está associada a sobrepeso e obesidade, que por sua vez representam fatores de risco conhecidos para no mínimo 5 tipos de câncer: mama, endométrio (tipo de câncer do útero), intestino, rim e esôfago.

 O que seria importante em uma dieta saudável?
Os estudos científicos sugerem que a ingestão de cinco ou mais porções ao dia de frutas e vegetais são importantes na prevenção de doenças crônicas. Uma porção, por exemplo, seria uma maçã; meia porção, uma banana pequena. Os vegetais verde-escuros como brócolis, rúcula, espinafre são fontes de vitaminas naturais, fibras, ferro e ácido fólico.
Além disso, devemos reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura trans (hidrogenada) e saturadas, habitualmente presentes em alimentos industrializados.
Devemos preferir a ingestão de óleos de canola, oliva, ou girassol por exemplo, como fonte de gordura insaturada. A gordura  poliinsaturada (também preferível às saturadas e trans) pode ser ingerida em peixes e frutos do mar, soja e grãos.
Outra dica importante é fazer lanches entre as refeições, com frutas frescas ou secas ou mesmo castanhas e nozes.

Fonte: Dra. Daniela Lessa – Oncologista da Oncosinos