O Câncer do Intestino Grosso é uma doença comum. A boa notícia é que também é altamente prevenível. A adoção de hábitos de vida saudáveis sempre identifica o primeiro passo para se evitar doenças, sendo especialmente importante neste tipo de câncer. A seguir algumas dicas preventivas:

Inclua em sua dieta várias porções de frutas e vegetais, preferencialmente frescos. Eles possuem vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fibras muito importantes para o funcionamento do intestino e ajudam a evitar o câncer, além de outras doenças. Os suplementos de vitaminas e anti-oxidantes não apresentam o mesmo valor nutricional ou de prevenção de doenças.

Evite a ingestão de gorduras saturadas.
Evite o sobrepeso.
Mantenha-se ativo fisicamente.
Evite o fumo e limite o consumo de álcool.

Além destas intervenções que você mesmo deve fazer, procure um médico de sua confiança para realizar os exames de prevenção. É comum sentir medo ou constrangimento ao pensar em fazer exames, ou mesmo em frente à possibilidade de descobrir uma doença.

Não permita que o medo ou o preconceito lhe impeçam de manter a sua saúde protegida. Os exames são simples e seguros. Entre eles estão o exame de fezes (pesquisa de sangue oculto), o toque retal, a retossigmoidoscopia e a colonoscopia.

O seu médico vai avaliar quais os exames indicados, e alguns podem ser feitos no próprio consultório. Procure o seu médico e, caso necessário, peça que ele lhe encaminhe para um especialista, ou eventualmente para uma segunda opinião. Você merece estes cuidados, sua saúde vai agradecer.

Fonte: Dra. Daniela Lessa – Oncologista da Oncosinos